Literart, uma aventura

terça-feira, 15 de setembro de 2009

VESTIBULAR UFBA e UNEB - Conteúdo

PORTUGUÊS (1ª Fase)


EMENTA: Avaliação de leitura de textos verbais, em língua portuguesa, literários e não-literários , além de textos não-verbais e mistos.

OBJETIVO: Através de leitura linear e vertical de materiais discursivos de linguagem e tipologias distintas , os candidatos deverão ser capazes de atribuir sentidos coerentes a textos apresentados, demonstrando:

- Compreensão de implícitos, inferências, hipóteses, fatos e opiniões;
- Percepção de relações entre idéias neles contidas;
- Percepção das relações entre o texto e seu exterior;
- Capacidade de estabelecer relações semântico-lexicais ;
- Atitude crítica frente a preconceitos lingüísticos decorrentes de ideologização sociolingüística;
- Compreensão de simetrias e assimetrias entre as modalidades oral e escrita da língua portuguesa;
- Conhecimento das noções de variação espacial, social – incluindo-se nesse tipo a variação situacional –, temporal e estilística;
- Domínio de elementos de acentuação, pontuação, concordância nominal e verbo-nominal, regência nominal e verbal.


INGLÊS (1ª Fase)
Conhecimentos lingüísticos.

O candidato deverá ser capaz de identificar e aplicar conhecimentos lingüísticos contextualizados, priorizando os aspectos funcionais da gramática e a compreensão dos elementos morfossintáticos em estruturas frasais.

2.1 Substantivos
• Formação do plural: regular, irregular e casos especiais.
• Gênero.
• Contáveis e não-contáveis.
• Formas possessivas dos nomes.
• Modificadores do nome.
2.2 Artigos e Demonstrativos
• Definidos, indefinidos e outros determinantes.
• Demonstrativos, posição e número.
2.3 Adjetivos
• Graus comparativo e superlativo: regulares e irregulares.
• Indefinidos.
2.4 Numerais cardinais e ordinais
2.5 Pronomes
• Pessoais: sujeito e objeto.
• Possessivos: substantivos e adjetivos.
• Reflexivos.
• Indefinidos.
• Interrogativos.
• Relativos.
2.6 Verbos (modo, tempo, aspecto)
• Regulares e irregulares.
• Auxiliares e impessoais.
• Modais.
• Two-word verbs.
• Frase declarativa e frase interrogativa.
• Voz ativa e voz passiva.
• Gerúndio e seu uso específico.
• Discurso direto e indireto.
2.7 Advérbios
• Tipos: freqüência, modo, lugar, tempo, intensidade, dúvida, afirmação.
• Expressões adverbiais.
2.8 Palavras de relação
• Preposições.
• Conjunções.
2.9 Oração e seus elementos
2.10 Período simples e período composto: coordenação e subordinação
2.11 Derivação de palavras: prefixação e sufixação

2ª Fase - Discursiva

REDAÇÃO (2ª Fase)



EMENTA: Avaliação de leitura de textos verbais, em língua portuguesa, literários e não-literários , além de textos não-verbais e mistos , com vistas à produção escrita .


OBJETIVO: Os candidatos deverão ser capazes de produzir um texto escrito de caráter descritivo, narrativo, dissertativo, epistolar ou misto que seja:

- compatível com a proposta feita;

- revelador de crenças, convicções e conhecimentos reconhecidos como socialmente relevantes;

- obediente às normas e convenções lingüístico-discursivas prestigiadas .

PORTUGUÊS (2ª Fase)
: Através de respostas discursivas, os candidatos deverão construir sentidos para questões abertas sobre elementos temáticos, relações entre aspectos formais e outros presentes em textos de linguagem e tipologias variadas , demonstrando:

- compreensão de implícitos, inferências, hipóteses, fatos e opiniões;
- percepção de relações entre idéias neles contidas;
- percepção das relações entre o texto e seu exterior;
- capacidade de estabelecer relações semântico-lexicais ;
- atitude crítica frente a preconceitos lingüísticos decorrentes de ideologização sociolingüística;
- compreensão de simetrias e assimetrias entre as modalidades oral e escrita da língua portuguesa;
- conhecimento das noções de variação espacial, social – incluindo-se nesse tipo a variação situacional –, temporal e estilística;
- domínio de elementos de acentuação, pontuação, concordância nominal e verbo-nominal, regência nominal e verbal.
- conhecimento dos traços fundamentais da constituição histórica da língua portuguesa e de sua literatura;
- conhecimento da arte verbal, ou seja, percepção de que, na produção literária são intencionalmente utilizados recursos estilísticos e processos imagísticos ;
- compreensão do texto literário como construção de uma realidade ficcional;
- compreensão da importância da literatura nas reconstruções da identidade nacional.

INGLÊS (2ª Fase)



Objetivo geral
Com base na pedagogia sócio-interacionista, pretende-se que o candidato seja capaz de: (a) construir uma interação efetiva com textos literários e não-literários que favoreçam a exploração de conteúdos lingüísticos, essenciais para a comunicação leitor-escritor; (b) produzir textos escritos em língua inglesa (considerados de nível intermediário de proficiência) que expressem suas idéias básicas, demonstrando adequação de vocabulário e precisão gramatical (a partir de 2005).


Conteúdo Programático / Objetivos Específicos
Questões discursivas, expressas em português ou em inglês, demonstrarão a capacidade de compreensão escrita e produção escrita do candidato.

1. Compreensão escrita de textos autênticos.

O candidato deverá ser capaz de evidenciar domínio do vocabulário básico da língua inglesa (considerado de nível intermediário de dificuldade) e identificar:

1.1 A função comunicativa do texto.
1.2 A idéia central do texto.
1.3 As idéias secundárias do texto, estabelecendo seqüência, hierarquização e relacionamento.
1.4 Informações específicas contidas no texto.
1.5 Elementos lingüísticos que determinam a coesão textual.
1.6 Aspectos funcionais de conteúdos gramaticais contextualizados.
1.7 Aspectos sociolingüísticos relacionados aos significados do texto.
1.8 Aspectos tipográficos do texto (diagramas, gráficos, desenhos, fotos, destaques na fonte, etc.).
1.9 Características físicas e/ou psicológicas dos personagens.
1.10 Fato, inferência, afirmativa, ponto de vista e opinião.
1.11 Argumento, conclusão e síntese.
1.12 Espaço e tempo.

2. Produção escrita em língua inglesa.

O candidato deverá ser capaz de demonstrar compreensão dos elementos relevantes do texto e de expressar suas próprias idéias, observando os seguintes aspectos:

2.1 Autenticidade e criatividade de expressão.
2.2 Relevância do conteúdo e poder de argumentação.
2.3 Domínio / adequação de vocabulário.
2.4 Precisão das estruturas gramaticais.
2.5 Organização textual coerente, com pontuação devida.



FONTE: http://www.vestibular.ufba.br/
Lado esquerdo: Programas do vestibular - TODAS as disciplinas

UNEB

FONTE: http://www.vestibular.brasilescola.com/blog/obras-literarias-para-2010.htm

Universidade do Estado da Bahia

♦ Tenda dos Milagres - Jorge Amado
♦ As Meninas - Lygia Fagundes Teles
♦ Bagagem - Adélia Prado
♦ Teoria do Medalhão - Machado de Assis
♦ O Homem que sabia Javanês - Lima Barreto
♦ Essa Terra - Antônio Torres
♦ Cadernos Negros / Poesia: os melhores poemas de Anita Garibaldi.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial