[Digite o título do documento] |
[Ano] |
[Digite o nome do autor] [Escolha a data] |
Projeto de leitura
“As Dores da Seca”*
JUSTIFICATIVA
A leitura tem sido considerada um hobby para uns e uma tortura para outros novos leitores, mas ela abre portais no tempo e no espaço para que possamos experimentar sensações e emoções; vislumbrar cenários extasiantes, culturas, civilizações e hábitos semelhantes e/ou diferentes dos nossos.
É na leitura que nossa mente se expande, nosso horizonte se alarga para uma compreensão mais humana e menos preconceituosa do mundo. Podemos enxergar além do visível e ver com o coração, com os olhos da autora a história de um povo.
Essa falta de ânimo ou inapetência para a leitura pode ocorrer por causa do distanciamento entre leitores e autores.Nesta unidade pretendemos diminuir essa distância ao apresentarmos uma obra de uma escritora baiana, que retrata nosso povo, nosso chão, nossa terra chamada Bahia.
O romance “As Dores da Seca”, da escritora baiana Terezinha Teixeira Santos, traz o universo de Severino, um sertanejo baiano, cheio de esperanças e muita fé em Deus. Voltaremos no tempo para vivenciar, de forma sinestésica, a seca que assolou o sertão baiano, em 1939, mas que não secou as terras férteis do coraçãosertanejo calejado pela falta de chuvas, pela dor, pelas adversidades e pelas agruras da “pedra”.
Em “As dores da seca”, Terezinha Teixeira Santos retrata de forma poética o sertão de Guanambi, castigado e sofrido pelo sol inclemente.
Diante da possibilidade de proporcionar um encontro entre leitores e escritora, propomos a leitura e estudo do romance “As Dores da Seca” para a II unidade.
COMPETÊNCIA
Desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos, utilizando obra da literatura baiana.
HABILIDADES
v Valorizar a literatura como forma de expressão e comunicação.
v Exercitar a leitura, a escrita e o senso crítico.
v Produzir textos de diferentes gêneros, retratando o tema tratado na obra.
v Criar uma campanha publicitária para divulgação da obra em estudo.
v Comparar a obra em estudo com outras da literatura brasileira que tratam da mesma temática.
v Criar vídeos a partir de músicas ou poemas já publicados.
v Familiarizar-se com o texto literário.
Estratégia de ação
ü Apresentação e divulgação do projeto.
ü Leitura do romance.
ü Análise da narrativa.
ü Discussão em sala de aula sobre o tema, fazendo um estudo comparativo com fragmentos de outras obras: “O Quinze” de Raquel de Queiroz; e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.
ü Encontro com a autora.
ü Produção de uma campanha publicitária para a obra estudada em vídeo, em outdoors
ü Produção de resenhas críticas
ü Culminância: Socialização dos trabalhos produzidos pelos alunos.
.
Avaliação:
A avaliação será processual e contínua tanto do trabalho como dos alunos.
À medida que as atividades são realizadas, os alunos fazem comentários sobre as mesmas, sugerindo e propondo novas formas de se trabalhar o tema.
Na avaliação do aluno será considerada sua participação, o envolvimento e interesse no trabalho e a sua pontualidade no cumprimento da tarefa proposta.
A avaliação dos textos produzidos será baseada nos seguintes critérios: adequação ao tema; correção gramatical;emprego dos recursos expressivos da linguagem; clareza na exposição das ideias.
Cronograma:
Inicio: 18/05/2012
Culminância:02/08/2012
Encontro com a escritora Terezinha Teixeira Santos: 26/07/2012
Ficha técnica:
As dores da Seca
Autora: Terezinha Teixeira Santos
1ª Edição
Ano: 2010
Parcerias:
Professora Siméia Simões de Geografia
*Obra homônima de Terezinha Teixeira Santos
Projeto de leitura idealizado, construído e escrito pelas professoras Carla Maynart e Hévila Maynart
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial